Pular para o conteúdo

Discovery Kids

junho 19, 2009

DokiNavidad1

A maior parte dos desenhos e animações vistos aqui passam em um canal específico, o Discovery Kids. Um pouco sobre esse canal que é o mais assistido aqui em casa.

O Discovery Kids era um canal de TV que, baseado na linha “Discovery”, tinha uma programação baseada na ciência, mas para jovens. Ainda funciona assim nos Estados Unidos, responsável por programas sobre vôo, vida selvagem (As Aventuras de Bindi) e contos de terror. Tem um bloco para a idade pré escolar, onde aparecem dois programas conhecidos do Discovery Kids latino (Hi-5 e O Mundo Divertido de Peep) e um bloco para pré-adolescentes.

Na América Latina, o canal resolveu adotar uma temática pré-escolar, quase que exclusivamente, com o objetivo de conquistar uma faixa de público ignorada pela TV a cabo – pelo menos no Brasil. Até agora a iniciativa tem sido bem sucedida. Ainda que eu não tenha acesso aos números de audiência do canal, é evidente a sua influência na cultura popular infantil. Programas que não passam na Globo, no SBT e apenas raramente nas TVs públicas vendem bonecos, camisetas, joguinhos e coisas do tipo.

Um dos maiores problemas dos canais de TV a Cabo é a constante repetição de programas e de episódios, um fato que não tem uma solução muito simples – afinal, séries de apenas quatro ou cinco temporadas têm de ser reproduzidas duas vezes por dia. Sendo DK um canal de idade pré-escolar, essa questão não é um problema, pois as crianças dessa idade tendem a gostar mais de séries que repetem seus episódios preferidos. Além do mais, há um visível esforço do canal para atualizar a programação. Desde que comecei a ver diariamente, várias séries estrearam (Will & Dewitt, Princesinha, Miss Spider, George o Curioso, Franklin, Mecanimais, Jack e o Show de Música) e há uma tentativa constante de não repetir demais as séries na programação. Fora os programas de maior audiência (LazyTown, Backyardigans) os outros raramente são repetidos três vezes ao dia, mantendo uma proporção adequada de duas reprises – alguns, repetindo pela segunda vez apenas de madrugada. Não há um horário definido para episódios novos e reprises, como nas grandes séries, até por que o público não exige isso – uma vez anunciados os novos episódios, eles são incorporados à programação e mesclados às reprises sem problemas.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. CESAR Augusto permalink
    julho 27, 2009 17:53

    ESTRÉIA OS SUBSTITUITOS
    ESTRÉIA DIA 8 DE AGOSTO ESTE SÁBADO
    5:30/8:30/19:00
    NO DISOCVERY KIDS

  2. outubro 22, 2009 22:21

    É impressionante como as crianças pequenas param tudo o que estão fazendo pra ver o Discovery Kids. O sobrinho da minha noiva, inquieto, fica incrivelmente concentrado quando aparece o tal do Maker. E os filhos de 1 aninho da minha prima, em Curitiba, pararam de fazer a fuzarca quando cheguei pra fazer uma visita por causa dos Backyardigans.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: